terça-feira, 2 de outubro de 2007

Congresso da RUMAP Ne Oriental 2007

Aconteceu neste final de semana (28 a 30 de Setembro) o Congresso da Rumap Nordeste Oriental, onde estavam presentes os Pastores Alessio Gomes (Presidente da FUMAP), Rivaldo Correia a Dsa Eunice Laplaca ( Diretora geral do DIJAP) e a secretaria geral do DIJAP a irmã .Edna
Com o tema "Renunciando o Mundo Vivendo Cristo" a região presenciou mas um evento de baixa qualidade. Digo isso não pelo local, Palavra da Vida em Paudalho /PE, locação muito boa para um Retiro, acampamento, lazer e não para um Congresso. Nossa região ainda precisa crescer muito para fazer um evento do porte daquele local.

Antes de qualquer coisa quero deixar claro que não tenho nada contra a nenhum dos lideres da Rumap Ne Oriental, muito pelo contrário, gosto de todos eles e essa crítica faço como um estudante de Comunicação e Congressista que quer ajudar e construir uma nova forma de trabalho em eventos e coisas afins; Acredito que muitos fizeram de tudo para esse evento ser realizado, mas pela experiência que tenho nem todos deram as mãos para essa obra e o trabalho ficou sobrecarregado.

Com uma equipe totalmente despreparada, dava para se ver claramente nos dias em que passamos lá, o evento prosseguir. Entrosamento entre os lideres era o que menos se via no local. Aprendi na Faculdade que nada da certo se a comunicação interna tiver falhas. Lá as informações eram exclusivas de uma única pessoa, se perguntassem a alguém onde era aquilo ou o que fazer com isso a resposta seria: Não sei... Fulano ou sicrano é quem pode te responder. (isso é por que estou sendo muito gentil e educado porque não foi desse jeito que ouvir pessoas falando).

Se era para ser um congresso da mocidade erraram feio. Não que eu seja contra louvores antigos, eu canto com maior prazer, mas por ser um evento para jovens, estrategicamente os louvores deveriam ser mais ritmados, mais recentes e visualizados por todos em um Data show ou transparência.

Para os que não sabem o significado da palavra congresso eu darei uma pequena explanação. No dicionário LUFT a palavra congresso significa Reunião, Assembléia para se discutir assuntos em questão. Certo, se vamos a um “congresso” é porque queremos aprender coisas novas e discuti-las com nossas opiniões, mas isso é coisa praticamente impossível de se ver em congressos como os nossos.

Os palestrantes vêm para o nordeste achando que vão encontrar um povo ingênuo, abestalhado, ignorante, sem estudo e totalmente desprovidos de conhecimento, seja ele qual for. Pensam que somos idiotas suficientes para não lembrarmos que algumas palestras foram feitas a 3 anos atrás no “Ensina-me a servir”, somos burros o bastante para não assimilarmos ensinamentos mais sólidos. Sei que muitos deles têm capacidade suficiente de no mínimo mudar uma saudação, mas por que fazer isso se eles não vão nem perceber? Pois é caros irmãos em Cristo, nos percebemos e não aceitamos ser tratados como tais.

Acredito que em nosso meio existam pessoas muito mais qualificadas para palestrar do que certos lideres de São Paulo, mas as pessoas insistem em dar crédito ao status.

Dou graças a Deus por não ter perdido totalmente o meu dinheiro nesse congresso por dois motivos. O 1º é que toda a vez que o Pr. Rivaldo pegava o microfone ele falava sobre o tema do evento e inspirava as pessoas a estarem em sua palestra, para mim ele foi o único que salvou o congresso e o 2º é por ter feito novos amigos e fortalecido velhos conhecimentos em amizades profundas e sinceras.

Deixo minha crítica aqui por não temer as censuras e objeções de certos lideres, faço comunicação e sei muito bem o que é isso. Também tenho plena consciência de que a cada ação se espera uma reação. Só espero que não sejam hipócritas o suficiente para dizerem que falei alguma mentira.


Neto Apolinario

3 comentários:

Unknown disse...

é verdade naum foi um congresso q todos imaginavam q fossem, mas... houve seus pontos positivos e muitos outros negativos. Espero q da próxima vez,possamos desfrutar realmente um pouco mais do q nos foi apresentado neste congresso 2007.
vaomos ver rumap, Vamos ver...

Anônimo disse...

Amigo, em parte voce tem razão. Todos aguardavam algo mais dinamico, mas não se sabe o certo do que houve por tras de tudo.Probelmas que não nos convem saber, mas que afetaram a organização. Porem te digo, jamais esqueça destes defeitos, para não repeti-los quando for sua vez. Uns não enxergam o talento dentro de voce, mas por lá tinham olhos que brilhavam ao imaginar que voces e demais companheiros fariam algo mais dinamico.
Me desloquei de São Paulo para ter o convivio com meu amigos que são irmão pra mim. Se lideres não supriram as espectativas, precisamos saber o certo se isto foi solicitado ou se deixaram os palestrantes livres para o tema.
Para minha pessoa este congresso foi o maximo, conheci o amigo Neto, uma pessoa maravilhosa que deveria ter conhecido ha muito tempo. Conversar, rir, tirar fotos, comer bolo de aniversario adiantado 5 meses, vestir peruca rosas, usar oculos de sol diferente e o principal, abraçar e beijar muitos os meus amigos que são mais chegados que meus amigos de sampa.
Neto mais uma vez digo, a organização pode ter falhado, mas foi feliz em realizar este congresso, porque tive a feliz oportunidade de conhece-lo mais a fundo, voce e mais amigos legais que fiz.
Esta musica eu numca vou esquecer:
***Que bom te ter aqui comigo,
Pra conversar e te conhecer
Entra na roda, vem comigo
Só é feliz quem tem amigos
Aproveitar esse momento lindo
Cantar, sorrir, fazer amigos
Celebrando a Deus que nos uniu
Como foi bom te conhecer

Que bom te conhecer
Pra mim foi um prazer
Viver em comunhão
Amigos mais chegados que irmãos***

Anônimo disse...

Não poderia deixar de dar minha opinião, não sobre o evento pois não fui apesar de ter ouvido comentários, no entanto mesmo estando ausente infelizmente tenho conhecido e visto que a RUMAP de hoje está um pouco aquém de outras RUMAPS que existiram, porém acredito que essa não de forma alguma é a melhor maneira de ajudar ou mudar a situação. Percebo que vc NETO é uma pessoa inteligente,assim como muitos outros jovens talentosos que temos em nossa Região e que quem sabe um dia poderá assumir uma responsabilidade tão importante quanto uma diretoria de RUMAP. Mas até lá ore a Deus por esta diretoria ajude de alguma forma, faça criticas construtivas, eu sei que as vezes nos sentimos um pouco revoltados, sim porque sua publicação foi de revolta, mas temos que crêr que isso vai passar mas além de crêr precisamos agir também. Paz